Já ouviu falar em MINDFULNESS mas não tem certeza do que é? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esta técnica.

Para começar já vamos dizer que MINDFULNESS é a técnica de atenção plena. Nesta técnica treinamos a capacidade de estar no momento presente focado e com toda atenção.

É uma maneira de canalizar suas energias para a atividade desempenhada e aumentar a produtividade. Porém não é só isso que acontece quando se pratica o MINDFULNESS.

Por focar no presente sem distrações, sem pensamentos em nada que não seja o agora, a mente entra em um estado de relaxamento, livre da ansiedade que está ligada aos pensamentos de futuro e livre da culpa ligada aos pensamentos de passado.

Parece ótimo, não?

Onde surgiu a técnica?

Existe divergência dentro do grupo de praticantes quanto a real origem do Mindfulness, mas é inevitável comparar os princípios com o budismo. A filosofia budista acredita ser possível, através da meditação e da prática de Yoga, alcançar um estado de espírito de infinita paz e plenitude onde o desapego do eu e do mundo material não pode mais causar dor. Este estado de espírito chama-se Nirvana.

Apesar da técnica de atenção plena estar ligada ao nosso desempenho no mundo material, ela tende a nos desligar do pensamento futuro e do passado meditando apenas no agora e com isso tirando a pressão de quem devemos ser ou fingir que somos enquanto somos aquilo que realmente devemos ser: nós mesmos aqui e agora.

Complexo? Um pouco, mas na verdade é fácil de se entender o conceito, difícil mesmo é a prática. Isso porque nossas mentes estão treinadas para pensar e fazer mil coisas ao mesmo tempo. Desacelerar a mente pode ser desafiador.

Ainda falando sobre as origens do Mindfulness, o primeiro programa de treinamento do qual se teve notícias aconteceu lá na década de 80 nos Estados Unidos. Desenvolvido por Kabat Zin, um professor de medicina e fundador do Centro de Redução de Estresse e do Centro Atenção Plena. Kabat é um estudante do budismo.

Como funciona?

Para falar sobre Mindfulness e como a técnica funciona precisamos falar um pouco sobre o cérebro humano. A parte frontal do cérebro ou seja, aquela que fica atrás da testa, é responsável pela nossa capacidade de tomar decisões. É ali que as idéias surgem. Ao lado está o sistema límbico que é o responsável pelas nossas emoções. Entre essas duas importantes seções do órgão existem outras responsáveis por manter o equilíbrio entre a razão e a emoção.

O grande vilão do bom funcionamento do nosso cérebro é a vida moderna multi atarefada. Este tipo de vida leva a exaustão. Quando isso acontece o sistema límbico fica sobrecarregado e entra em curto circuito, em outras palavras: estresse. Quando o estresse acontece ele monopoliza as energias de tal forma que outras áreas do cérebro passam a dormir.

Isso quer dizer que a sua tomada de decisões fica comprometida, os pensamentos param de ser filtrados e você recebe informações descontroladas. É como tentar lês todos os outdoors dentro de um carro em alta velocidade. Já sentiu uma dor de cabeça que vem do muito pensar? Percebeu como ela se concentra na parte frontal da cabeça?

A capacidade de balancear a razão e as emoções também fica comprometida e com isso as crises nervosas através de demonstrações de raiva ou choro são constantes. Tornamo-nos escravos das nossas emoções e com isso abrimos as portas para vários tipos de doenças.

É aí que entra o Mindfulness.

Com a nossa atenção plena voltada para o momento presente podemos retomar as rédeas da nossa consciência e colocar ordem na casa.

Exercício de Mindfulness para iniciantes.

Uma vez ao dia, por pelo menos 5 minutos. Sente-se confortavelmente em um local tranquilo e volte toda a sua atenção para o que está acontecendo naquele momento, sem deixar que seus pensamentos fujam para outro lugar. Preste atenção aos sons ao seu redor, às dores no seu corpo, a sensação do toque do solo em sua pele. Não faça julgamentos de si mesmo, se for difícil se concentrar no começo é normal, perdoe-se por isso. Ouça sua respiração e perceba os movimentos do seu diafragma na medida em que o ar entra e sai.

Aumente o tempo do exercício gradativamente.

Pratique esta técnica por 15 dias e depois conta pra gente o resultado.

Eu sou Mentora e Coach de Alta Performance. Ajudo Empresários e Executivos que querem crescer seu negócio, seu faturamento e sua liberdade, enquanto liderando com sucesso uma equipe de alta-performance e resultados extraordinários … mas não sabem como, o que fazer ou por onde começar…

Fale comigo através do whatsapp.

Empresário de Sucesso, Vida Próspera e Feliz!

#ComportamentoOrganizacional #Gestão #Empreendedorismo #RH#DesenvolvimentoPessoal #Mentoria #Altaperformance #Transformação

Leave a Comment